top of page

Lasanha Pantaneira

Atualizado: 14 de jan.

Saiba como preparar uma lasanha de palmito de guariroba à moda pantaneira. Preparada com ingredientes essencialmente nacionais, a receita conquista todos os tipos paladares.

lasanha de palmito de guariroba, lasanha de guariroba, lasanha de gueroba
Lasanha de guariroba

A receita aqui apresentada é de autoria do do Chef Paulo Machado, profundo conhecedor da cozinha brasileira, pesquisador do Instituto Paulo Machado, curador do Food Safaris e, claro, cozinheiro de mão cheia.


"A tarefa seria impossível se não fosse a proposta de novo corte em fatias longas e finíssimas respeitando o sentido do fibroso caule do palmito de guariroba, proposta da empresa Sabor da Terra que trabalha com o manejo da guariroba sustentável no Mato Grosso do Sul", afirma Paulo Machado.

Ingredientes:

- 400g de palmito de guariroba Sabor da Terra cortada em fatias finas

- 250g de vinagrete de tomate, cebola, azeite, sal e vinagre

- 250g de molho branco com folhas de ora-pro-nobis rasgadas na mão

- 200ml de pesto de cumbaru e manjericão

- Azeite a gosto

- Farinha ovinha de Uarini e conserva de Vitória Régia


Receita do pesto de cumbaru:

- 5 dentes de Alho

- 20 ml de azeite de oliva

- 1 maço Manjericão

- 1 colher de sopa cumbaru

- Sal a gosto

- Farinha de Uarini

- 2 colher de sopa queijo fresco da fazenda


Modo de preparo: processe todos os ingredientes no pulsar do liquidificador e reserve.


Para montar a lasanha:

Comece com o molho branco, depois intercale fatias laminadas de palmito de guariroba Sabor da Terra, vinagrete, pesto e depois repita até cobrir a assadeira finalizando com queijo ralado, pesto e conserva de vitória régia. Leve ao forno até gratinar o queijo e sirva em seguida.


Dica do Chef Paulo Machado:

É claro que parte dos ingredientes utilizados não são fáceis de encontrar pois como falei no início da coluna a ideia aqui é fazer um intercâmbio com sabores inusitados que vou juntando das minhas expedições mundo afora. Ou seja, criatividade é tudo na hora das substituições mais aprazíveis.


Bom apetite!


Curtiu essa receita? Deixe seu like, compartilhe e curta nossas página do Instagram ou Facebook. Aproveite e siga as páginas do Chef Paulo Machado e Food Safaris para ficar por dentro de receitas inovadoras e informações de expedições gastronômicas pelo Brasil e pelo mundo.


36 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page