top of page

Guariroba: uma importante espécie da biodiversidade brasileira

Atualizado: 3 de fev. de 2023

Neste post, falaremos um pouco sobre algumas características da palmeira de guariroba, também conhecida como gueroba, e como o homem tem tratado esta espécie tão linda.


A guariroba, palmeira da espécie Syagrus oleracea (Mart.) Becc, conhecida também como gueroba, gueiroba, gairoba, gairova ou coqueiro-amargoso, é uma planta que faz diversas contribuições para o meio ambiente. Conhecida por ser uma das plantas ícone do Cerrado, a palmeira alimenta diversas espécies de animais com seus frutos e folhas e o homem com palmito. A planta tem dispertado cada vez o interesse de cientísticas devido ao surgimento de fortes evidências a respeito dos benefícios para a saúde humana.

arara descansando no pé de guariroba
Arara na palmeira de guariroba

Características da planta

Um pé de guariroba pode atingir até 20 metros de altura. Seu caule é relativamente fino, enquanto a folhagem é densa e grande. Após o período das primeiras chuvas de verão, que se iniciam em outubro e vão até meados de março, a palmeira solta cachos, floresce e, em seguida, dá frutos (cocos) de variados tamanhos, com casca grossa e polpa doce. Os frutos são comestíveis e quem se delicia de verdade são os animais silvestres, como macaco, anta, cotia, arara e bovinos. Da polpa e da amêndoa pode ser extraído óleo, que pode ser utilizado na indústria alimentar, cosmética e farmacêutica.

Importância da preservação da espécie

A guariroba é uma espécie vegetal importante para a fauna e flora nacional. No entanto, devido às atividades humanas, como desmatamento e queimadas, a população desta espécie de palmente vem diminuindo significativamente nas últimas décadas. Embora não esteja ameaçada de extinção, sua preservação depende de uma ação conjunta de todos nós.

É importante ressaltar que o palmito de guariroba comercializado pela Sabor da Terra advém de plantio próprio, totalmente legalizado pelos órgãos de controle responsáveis. Por ser uma espécie nativa do Cerrado, sua extração da natureza e, principalmente, a comercialização sem as devidas autorizações são ilegais e passíveis de penalização.


Portanto, sempre verifique a origem do palmito de guariroba que está consumindo. Assim você está garantindo que não está prejudicando a natureza e que também está comprando um produto de qualidade.


Onde comprar?

Se você é consumidor e deseja saber onde encontrar nossa guariroba ou se você possui um negócio e deseja revender ou usar nossos produtos, CLIQUE AQUI e fale conosco via WhatsApp. Se preferir, ligue para (67) 99634-7709 para falar direto na matriz.

84 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page