• Sabor da Terra

Quiche de Guariroba

Atualizado: Mar 2

A quiche de guariroba foi idealizada pelo Chef Cleyton Danilo. Uma receita inovadora com sabores equilibrados. Uma verdadeira explosão de sabores.


Ingredientes

- 200 gramas de guariroba Sabor da Terra

- 2 xícaras de chá de farinha de trigo

- 150 gramas de manteiga gelada em cubos

- 5 colheres de sopa de água gelada

- 1 colher de chá de sal

- 2 colheres de azeite de oliva

- Sal, pimenta-do-reino e noz-moscada


Modo de Preparo da Massa

Em uma tigela, misture a farinha com o sal. Junte os cubos (aproximadamente 1cm) de manteiga e amasse, utilizando as pontas dos dedos até formar uma "farofa". Acrescente a água gelada de colher em colher, misturando com as mãos até dar liga. Deixe no formato de uma bola. Evite sovar demais a massa, deixando pequenas bolinhas de manteiga aparentes. Esse é o segredo para deixar a massa crocante. Envelope a massa em plástico filme e leve à geladeira por 1 hora.


Para abrir a massa é preciso deixar 10 minutos fora da geladeira. Coloque farinha na bancada para evitar que a massa grude na bancada. Abra a massa, deixando-a maior que o diâmetro da forma (de 24 cm de diâmetro) em torno de 6 cm. Pressione delicadamente a massa para cobrir todo o fundo e lateral da forma. Corte os excessos de massa. Leve a forma à geladeira por 10 min e deixe o forno pré-aquecendo a 200°C.


Para pré-assar a massa, corte um papel-manteiga em um tamanho que seja suficiente para cobrir a forma. Coloque sobre a massa e preencha o fundo com grãos de feijão cru. Eles servem para que a massa infle, rache ou desabe na hora de pré-assar. Leve ao forno por cerca de 30 minutos para pré-assar. A massa estará pré-assada quando as bordas começarem a dourar. Enquanto estiver no forno, prepare o recheio.


Modo de Preparo do Recheio

Quebre os ovos em uma tigela grande. Atente para não estarem estragados. Junte o creme de leite fresco e misture com um batedor de arame até criar uma consistência homogênea. Tempere com sal, pimenta-do-reino e noz-moscada a gosto.


Em outra panela, refogue a guariroba fatiada (ou em cubos*) no azeite. Adicione sal a gosto, mas cuidado para não salgar demais.


Finalização da Quiche

Depois de pré-assada, reduza a temperatura do forno para 180°C. Para finalizar, cubra o fundo da massa com a guariroba refogada e, em seguida, adicione o recheio de ovos com creme de leite preparado anteriormente. Volte a forma ao forno para terminar de assar, que levará em torno de 40 minutos. A quiche deve inflar e ficar bem dourada.


Retire da forma e sirva ainda quentinha. Saboreie essa maravilha de receita.


Bom Apetite!


Curtiu essa receita? Deixe seu like, compartilhe e curta nossas página no Instagram ou Facebook. Aproveite e acompanhe o trabalho do Chef Cleyton Danilo no Instagram.


*a nossa guariroba em cubos somente é produzida por meio de encomendas.

10 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo