top of page

O caminho para o Sucesso no cultivo de Guariroba começa com boas sementes

Atualizado: 29 de mai. de 2023

Se você é um amante de palmito de guariroba, um produtor rural ou um estudante curioso sobre o mundo das plantas, este artigo é para você! Vamos explorar neste post um assunto fascinante: as sementes recalcitrantes. Descubra o que são e como funcionam as sementes de guariroba. Prepare-se para mergulhar em um mundo de conhecimento e se aprofundar sobre este tipo específico de semente!

Você sabe o que é uma semente recalcitrante?

As sementes recalcitrantes são um tipo especial de semente que apresenta uma característica única: são extremamente sensíveis à desidratação. Ao contrário das sementes ortodoxas, que podem ser secas e armazenadas por longos períodos, as sementes recalcitrantes perdem sua viabilidade rapidamente se forem submetidas à falta de umidade. Isso significa que não se deve levar muito tempo entre a coleta o plantio no solo e jamais submetê-las ao processo de secagem.


Evidências científicas também indicam que a polpa das sementes recalcitrantes, ou seja, a castanha do coquinho da guariroba, possui alto teor de água (normalmente acima de 50%) e, portanto, quando submetida a baixas temperaturas ou dessecação perde a capacidade de germinação.


Após realizar um estudo com semente de macaúba, que também é considerada uma semente recalcitrante, Aurélio Rubio Neto concluiu que o processo de germinação foi completamente interrompido quando as sementes atingem 15% de umidade. Tudo indica que as sementes de gueroba também deixam de germinar quando atingem uma taxa de umidade próxima a 15%.


Dicas de manipulação das sementes: da coleta à germinação

Agora que você já entendeu as características das sementes recalcitrantes, aqui vão algumas dicas valiosas para ajudar você a obter sucesso no processo de cultivo da guariroba.

  1. Coleta no momento certo: Certifique-se de colher as sementes no momento adequado, quando estiverem maduras, mas ainda úmidas, ou seja, com polpa;

  2. Atente-se ao local de armazenamento: Não armazene as sementes em locais muito úmidos e/ou com excesso de luminosidade e calor. Extremos devem ser evitados. Lembre-se que as sementes de guariroba possuem características específicas que a tornam muito sensíveis.

  3. Cuidado com pragas e doenças: Fungos e insetos podem prejudicar a saúde das sementes. Para evitar problemas, adote medidas de prevenção, como a inspeção regular das sementes, a aplicação de tratamentos preventivos e o controle adequado de pragas e doenças quando necessário.

  4. Plantio adequado: Plante as sementes em recipientes individuais ou diretamente no solo, garantindo uma profundidade adequada de cerca de 2 a 3 centímetros. Mantenha o solo constantemente úmido, mas evite o encharcamento.

  5. Cuidados com as mudas: A germinação da palmeira de guariroba pode ser lenta (podendo levar até 90 dias para emergir à superfície) e não homogênea. Após germinada, a palmeira de guariroba se torna bastante resiste à seca, uma vez que é uma planta típica do cerrado. De todo modo, a planta tende a se desenvolver melhor se irrigada periodicamente.

Esperamos que este artigo tenha agregado informações relevantes sobre as particularidades das sementes recalcitrantes.


Se você quiser se informar mais sobre esta cultura, clique aqui para saber mais sobre palmito de guariroba e a Sabor da Terra.


Este post foi útil pra você? Então compartilha em suas redes sociais e ajude mais pessoas a se informarem sobre o assunto.

237 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page